ITDPBrasil

Quem Somos

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, segundo a sigla em inglês) é uma organização social sem fins lucrativos que promove transporte sustentável e equitativo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e do transporte nas cidades. No Brasil, atuamos em articulação com órgãos governamentais e organizações da sociedade civil, utilizando conhecimento técnico acumulado através da experiência em outros países, de modo a inspirar a excelência na implementação das soluções adotadas e seu potencial de replicação. 

Transparência e Prestação de Contas


Últimas Notícias
    Biblioteca
Conecte-se

Nova publicação em português traz boas práticas de estacionamento e gerenciamento de demanda na América Latina

O Banco Interamericano de Desenvolvimento acaba de publicar a versão em português do "Guia Prático: Estacionamento e Políticas de Gerenciamento de Mobilidade (GDM) na América Latina". Elaborada por um esforço conjunto da Despacio, ITDP Brasil e ITDP México, o guia traz recomendações sobre políticas de gerenciamento da demanda de mobilidade, e em especial as de estacionamento, fruto de estudos de campo em 12 cidades de 5 países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México).           "A intenção é que esta publicação sirva de apoio e instrumento de trabalho para instituições governamentais, tomadores de decisões e planejadores da área de transporte para que implementem medidas de gerenciamento da demanda de mobilidade em suas cidades", explica Danielle Hoppe, gerente de projetos do ITDP Brasil, que participou da elaboração do guia.      Além de definir conceitos básicos sobre o tema, a publicação também apresenta a situação atual da América Latina e experiências globais, oferecendo diretrizes para aprimorá-las.     Download do Guia Prático: Estacionamento e Políticas de Gerenciamento de Mobilidade (GDM) na América Latina.

Leia mais
 
Ipea e ITDP Brasil assinam acordo de cooperação técnica

 

No último dia 1º, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento) assinaram um acordo de cooperação técnica. Além de pesquisas sobre as interrelações entre mobilidade e o processo de urbanização, o acordo prevê também a criação de uma publicação bilíngue (inglês e português) abordando os principais caminhos para solucionar os problemas de mobilidade e desenvolvimento urbano das cidades brasileiras.

 

Clarisse Linke, Diretora do ITDP Brasil e Renato Nunes Balbim, Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), durante lançamento da publicação "Padrão de Qualidade TOD" no Rio de Janeiro.

Foto de Stefano Aguiar



Fundado em 1985, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) é uma organização social sem fins lucrativos que promove o transporte sustentável e equitativo, concentrando esforços para reduzir as emissões de carbono, a poluição atmosférica, os acidentes de trânsito e a pobreza.



No Brasil desde 2002, o ITDP tem sede na cidade de New York e escritórios na Argentina, Brasil, China, Índia, Indonésia, México e EUA, sendo formado por uma equipe multidisciplinar de mais de 60 profissionais especialistas em planejamento u [ ... ]

Leia mais
 
Mais notícias