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O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, segundo a sigla em inglês) é uma organização social sem fins lucrativos que promove transporte sustentável e equitativo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e do transporte nas cidades. No Brasil, atuamos em articulação com órgãos governamentais e organizações da sociedade civil, utilizando conhecimento técnico acumulado através da experiência em outros países, de modo a inspirar a excelência na implementação das soluções adotadas e seu potencial de replicação. 


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Estacionamentos são os novos vilões da mobilidade urbana
Estacionamentos são os novos vilões da mobilidade urbana

 

Para o urbanista nova-iorquino Michael Kodransky, do Institute for Transportation and Development Policy, o simples ato de procurar uma vaga e estacionar se tornou um risco para a sustentabilidade nas cidades.

 

 


"Quanto mais estacionamentos se criam, mais se prioriza o uso do carro particular nas grandes cidades, que já possuem grande parte de suas áreas projetadas para seu uso e ainda assim sofrem com congestionamentos. Os estacionamentos condicionam comportamentos e escolhas nas cidades, uma vez que todos que dirigem escolhem o carro como meio de transporte pensando em estacionar", explica Michael*.


Leia na íntegra a entrevista exclusiva que o urbanista americano Michael Kodransky, especialista em políticas de estacionamento e gerente global de pesquisa do Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), concedeu ao Planeta sustentável.

 

*Entrevista originalmente publicada por Planeta Sustentável. Todos os direitos reservados ao site Planeta Sustentável e ao Grupo Abril.

 

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Primeira fase do BRT de Belo Horizonte é inaugurada
Primeira fase do BRT de Belo Horizonte é inaugurada

 


No dia 8 de março foi inaugurada a primeira fase do MOVE, o primeiro sistema de BRT (Bus Rapid Transit) da cidade de Belo Horizonte. A operação completa está prevista para 17 de maio, quando o sistema terá capacidade de transportar 700 mil pessoas por dia.

 

Nesta primeira fase o MOVE Cristiano Machado começou a operar com três linhas: a 83D, que faz o percurso direto entre a Estação São Gabriel, na Região Nordeste, e a Região Central; a 83P, que cumpre o mesmo trajeto parando ao longo de oito estações na Cristiano Machado; e a 82, que vai da Estação São Gabriel à Savassi, passando pela área hospitalar. Serão 18 veículos articulados (com capacidade para 140 passageiros cada) neste percurso de 7,1km, responsável por ligar o Centro à estação São Gabriel.


Além da redução prevista de 50% do tempo de viagem, espera-se que o novo sistema tenha um papel importantíssimo na revitalização do Centro de Belo Horizonte. "A criação dos corredores de BRT tem potencial para requalificar áreas mais degradadas, atraindo novos investimentos e estimulando a ocupação compacta do solo", explica Clarisse Linke, diretora do ITDP Brasil.


Diversas cidades pelo mundo têm adotado esse tipo de sistema e os benefícios são inúmeros. Além da redução do tempo de viagem, o BRT reduz as emissões de gases do efeito estufa (GEE) e funciona como promotor de de [ ... ]

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