ITDPBrasil

Quem Somos

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, segundo a sigla em inglês) é uma organização social sem fins lucrativos que promove transporte sustentável e equitativo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e do transporte nas cidades. No Brasil, atuamos em articulação com órgãos governamentais e organizações da sociedade civil, utilizando conhecimento técnico acumulado através da experiência em outros países, de modo a inspirar a excelência na implementação das soluções adotadas e seu potencial de replicação. 

Transparência e Prestação de Contas


Últimas Notícias
    Biblioteca
Conecte-se

Oficina propõe repensar e sugerir melhorias em ruas próximas ao BRT Transcarioca em Ramos e Madureira

Técnicos da Prefeitura elaboram propostas para ruas e cruzamentos mais seguros e amigáveis aos pedestres, sob orientação do especialista internacional Michael King

 

 

Tornar ruas mais seguras e amigáveis aos pedestres: esse é o foco da Oficina "Ruas Completas ao longo da Transcarioca", realizada de 26 a 28 de agosto no Rio de Janeiro. Em julho, Santa Catarina recebeu três oficinas com o mesmo enfoque e os resultados já começam a surgir: uma consulta pública, simulações e proposta de requalificação da Rua Koesa, em São José, Santa Catarina. Saiba mais

 

Organizada pelo ITDP Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação, a oficina propôs a um grupo de técnicos municipais repensar o desenho e segurança de ruas no entorno de duas estações do BRT Transcarioca: a estação Cardoso de Moraes/Viúva Garcia, em Ramos e a estação Mercadão, em Madureira.

 

"São as pessoas que caminham, acessam serviços e o transporte público. Não podemos esquecer que até 2030 a perspectiva é de que 90% da população brasileira viva em cidades. Precisamos centrar o desenho urbano nas pessoas e lembrar que a rua deve ser vista como espaço de convivência e bem-estar", destaca a urbanista e mestre em planejamento urbano Danielle Hoppe, Gerente de Projetos do ITDP Brasil.

 



Para a oficina de três dias, que teve a participação de repres [ ... ]

Leia mais
 
Sistema de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU) do Brasil começa a ser testado
Sistema de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU) do Brasil começa a ser testado

 

 

Ontem começaram os testes para a criação do Sistema de Informações de Mobilidade Urbana do Brasil (SIMU). Criado pela Secretaria Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana (SeMob) do Ministério das Cidades, a cidade escolhida para o projeto piloto foi Canaã dos Carajás, no Pará.

 

O sistema é uma das obrigações do Governo Federal, de acordo com a Lei da Mobilidade Urbana (Lei Nº 12.587/12), sancionada pela Presidência da República em 3 de janeiro de 2012 e que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU).

 

Essa fase inicial inclui coleta de dados em 10 cidades. Dessas, 5 terão a coleta assistida diretamente pela equipe que trabalha no SIMU - Itacoatiara (AM), Teresina (PI), Canoas (RS), Fortaleza (CE) e Canaã dos Carajás (PA) - e outras 5 farão a coleta de forma independente - Pinhão (PR), Votuporanga (SP), Anápolis (GO), Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG).


A equipe do ITDP Brasil dá suporte ao desenvolvimento e implementação do SIMU no Brasil. O objetivo do SIMU é ser referência nacional para a formulação de políticas públicas na área de mobilidade urbana, ao reunir os principais dados e informações da área de mobilidade urbana por meio de uma rede nacional de coleta periódica de dados.

 

Leia mais
 
Mais notícias