ITDPBrasil

Quem Somos

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, segundo a sigla em inglês) é uma organização social sem fins lucrativos que promove transporte sustentável e equitativo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e do transporte nas cidades. No Brasil, atuamos em articulação com órgãos governamentais e organizações da sociedade civil, utilizando conhecimento técnico acumulado através da experiência em outros países, de modo a inspirar a excelência na implementação das soluções adotadas e seu potencial de replicação. 

Transparência e Prestação de Contas


Últimas Notícias
    Biblioteca
Conecte-se

Prêmio de Jornalismo leva vencedor a New York
Prêmio de Jornalismo leva vencedor a New York

 

 

O 2º Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana Sustentável está com inscrições abertas até o dia 22 de agosto. Promovido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), o vencedor irá a New York conhecer de perto as melhores práticas internacionais em transportes e mobilidade urbana.


Vencedor da primeira edição do prêmio com a reportagem “Como desatar este nó” para a revista National Geographic, o jornalista Julio Lamas participou da visita técnica a NY em 2013. Lá ele conheceu o High Line Park, a Times Square e Long Island, se reunindo com especialistas do ITDP, representantes de planejamento urbano da cidade, o Departamento de Transportes e organizações da sociedade civil.

 

"Durante a viagem não faltaram exemplos de indivíduos visionários. Depois de décadas de um planejamento urbano segregador, antidemocrático e voltado para o automóvel, eles tomaram decisões ousadas e encararam os desafios políticos e sociais que tornaram NY tal como ela é hoje", conta Julio.


Um desdobramento direto e bastante positivo para Julio Lamas é que ele tem se tornado uma importante voz no jornalismo sobre mobilidade urbana. Hoje, Julio Lamas assina a coluna Urbanidades no site Planeta Sustentável.

 

"Tive a honra de conhecer Tim Tompkins, presidente da Times Square Alliance, Laura Hansen, diretora do Neighorhood Plaza Partnership, [ ... ]

Leia mais
 
Sistema de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU) do Brasil começa a ser testado
Sistema de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU) do Brasil começa a ser testado

 

 

Ontem começaram os testes para a criação do Sistema de Informações de Mobilidade Urbana do Brasil (SIMU). Criado pela Secretaria Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana (SeMob) do Ministério das Cidades, a cidade escolhida para o projeto piloto foi Canaã dos Carajás, no Pará.

 

O sistema é uma das obrigações do Governo Federal, de acordo com a Lei da Mobilidade Urbana (Lei Nº 12.587/12), sancionada pela Presidência da República em 3 de janeiro de 2012 e que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU).

 

Essa fase inicial inclui coleta de dados em 10 cidades. Dessas, 5 terão a coleta assistida diretamente pela equipe que trabalha no SIMU - Itacoatiara (AM), Teresina (PI), Canoas (RS), Fortaleza (CE) e Canaã dos Carajás (PA) - e outras 5 farão a coleta de forma independente - Pinhão (PR), Votuporanga (SP), Anápolis (GO), Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG).


A equipe do ITDP Brasil dá suporte ao desenvolvimento e implementação do SIMU no Brasil. O objetivo do SIMU é ser referência nacional para a formulação de políticas públicas na área de mobilidade urbana, ao reunir os principais dados e informações da área de mobilidade urbana por meio de uma rede nacional de coleta periódica de dados.

 

Leia mais
 
Mais notícias