ITDPBrasil

Quem Somos

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, segundo a sigla em inglês) é uma organização social sem fins lucrativos que promove transporte sustentável e equitativo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e do transporte nas cidades. No Brasil, atuamos em articulação com órgãos governamentais e organizações da sociedade civil, utilizando conhecimento técnico acumulado através da experiência em outros países, de modo a inspirar a excelência na implementação das soluções adotadas e seu potencial de replicação. 

Transparência e Prestação de Contas


Últimas Notícias
    Biblioteca
Conecte-se

Posicionamento sobre PLC - Projeto de Lei da Câmara, nº 26 de 2010
Posicionamento sobre PLC - Projeto de  Lei da Câmara, nº 26 de 2010

 

O projeto de lei PLC 26/2010 está atualmente em aguardo de discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado em Brasília. Este projeto visa  modificar o item 6 do artigo 69 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para passar a obrigar o pedestre a sinalizar com o braço estendido antes de atravessar a rua na faixa e formar agrupamento para atravessar vias de grande fluxos de tráfego.

 

O ITDP Brasil vem se posicionar de forma contrária deste projeto de lei. Consideramos este projeto um retrocesso em termos de direitos e priorização do pedestre frente aos veículos automotores. Entendemos que as obrigações estipuladas pela lei colocam a fluidez dos veículos motorizados em um grau de prioridade maior que a circulação das pessoas. Além disso, este texto contradiz o artigo 214 do próprio CTB que penaliza o motorista que deixa de dar preferência de passagem a pedestre e veículo não motorizado nas faixas que a ele se destina. Tal proposta também vai de encontro com a evolução recente da legislação brasileira consolidada na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587) aprovada em 2012 cujas diretrizes instituem a prioridade dos modos não motorizados sobre os motorizados.

 

 

Segundo dados da ANTP, em torno de 36% dos deslocamentos são realizados a pé nas cidades brasileiras de mais de 60 mil habitantes. Estes dados  [ ... ]

Leia mais
 
Precisamos de novos caminhos para as cidades

 

A jornalista Natália Garcia é a vencedora do prêmio promovido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, e vai a New York conhecer de perto as melhores iniciativas em mobilidade urbana. 

 

Para ampliar e qualificar o debate em torno dos desafios em mobilidade urbana dos grandes centros urbanos, o IITDP Brasil promoveu este ano o 2º Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana Sustentável.


Foram 44 matérias de 15 publicações diferentes em pouco mais de um mês de inscrições, vindas de diversas partes do país. O comitê de jurados elegeu como vencedora Natália Garcia, de São Paulo, com a matéria Novos caminhos para a cidade, publicada na revista Superinteressante em maio deste ano.


Natália Garcia é uma jornalista que foi conhecer o mundo para ajudar São Paulo. Idealizadora do projeto Cidades para Pessoas, ela levantou recursos por crowdfunding e percorreu de bicicleta 12 cidades do mundo durante um ano para conhecer de perto exemplos de boas práticas que pudessem inspirar as cidades brasileiras.


Hoje em dia, além de escrever para a revista e blog da Superinteressante, ela se dedica a cocriar e prototipar ideias para cidades mais humanas, e faz parte de conselhos de organizações e movimentos da sociedade civil como o Minha Sampa e Virada Sustentável.


"Cidades atraem tanta gente porque concentram uma oferta rica e diversa de oportuni [ ... ]

Leia mais
 
Mais notícias